Sobre o Autor
- Educando - A arte de educar
- Tia Eugênia: Educadora, Mãe, Avó, Gestora, cheia de atributos, sem precisar falar de sua vasta qualificação profissional. A experiencia viva em educação
quarta-feira, 12 de agosto de 2009
GRIPE SUÍNA
Gripe Suína
A Gripe Suína é uma doença que tem como conseqüência uma variante do vírus H1N1, a transmissão e a apresentação dos sintomas da gripe suína pode ocorrer através do contato com o animal e objetos contaminados. Sendo que surgiu uma nova variante, que pode ser disseminada entre humanos e esta causando uma epidemia no México. Desde o seu surgimento, a gripe já fez até agora 149 vítimas, e sob suspeita da doença o número é de 1600 pessoas, a organização de saúde Mundial, declarou que a doença já esta sendo uma emergência na saúde pública internacional.
A gripe suína tem seu contágio através das vias aéreas, como a gripe comum, com contato diretamente ou indiretamente, por meio das mãos com objetos contaminados, o vírus também se espalha, inclusive pelo próprio ar ambiente. A contaminação pela carne suína, esta descartada, desde que se cozinha a mesma a 71 graus Celsius, eles afirmam que o vírus não sobrevive.
Sintomas da Gripe Suína
Os sintomas são muito parecidos com a gripe comum, estão incluídos: febre alta, cansaço, dores musculares, tosse, fadiga, surgiram pessoas com vômitos e diarréias. Para os porcos já existem vacinas, mas para os seres humanos ainda não temos nada, e pode levar uns seis meses para que isso ocorra.
O medicamento oseltamivir segundo a OMS mostrou eficiência nos primeiros testes contra o vírus H1N1, mas não se pode afirmar totalmente ainda tal efeito. O que podemos fazer é sempre estar lavando as mãos, mesmo porque temos que evitar as gripes comuns, que também pode trazer conseqüências.
O governo deve ser rigoroso nos vôos vindo do exterior, certificando que nenhum passageiro, esteja contaminado, pois mesmo que os sintomas da gripe não estejam aparentes, temos que estar alerta por um período, pois algumas delas vieram de países que já estão contaminados. Ter a lista de passageiros desse período, e verificar se após alguns dias no nosso país, nenhum deles esteja apresentando algum sintoma, é sempre bom estar em alerta e conscientizar a todos.
O que é a doença Gripe A?
Chamada popularmente de gripe suína, trata-se de uma doença respiratória que surgiu entre os porcos, provocada por um vírus influenza do tipo A, que ataca aves, suínos e humanos. Esses vírus têm alto poder de mutação e contaminação. Por isso, é mais letal que o da gripe comum
Contágio da Gripe Suína
Esse vírus pode passar, por proximidade, dos porcos para os seres humanos. Pela tosse ou pelo espirro de pacientes infectados, a gripe pode ser transmitida entre as pessoas. Não há contaminação ao comer a carne de porco cozida (a 70°) porque os vírus da gripe suína são destruídos a essa temperatura.
O vírus da gripe comum é transmitido de pessoa para pessoa, através gotas suspensas no ar, uma pessoa doente (gripe) ao espirrar ou tossir deixa o vírus no ambiente onde se encontra. Geralmente, quando uma pessoa contaminada espirra, pessoas a um metro de distância poderão inalar e se contagiar.
Num ambiente de trabalho uma pessoa estando infectada, com gripe, pode contaminar todas que ali se encontram; a transmissão pode ocorrer através do beijo, como por objetos contaminados (macetas, corrimão de escadas, torneira de banheiro público e etc.) por isso é tão importante lavar as mãos.
“OBS: Ao facilitar a transmissão do vírus da Gripe Suína, indivíduos podem favorecer que ele se torne mais agressivo, expondo toda a população a uma forma mais grave da doença” diz o infectologista Artur Timerman.
Sendo assim, previna-se lavando as mãos pelo menos 10 vezes por dia, principalmente quando sair, ou tiver contato com pessoas que saíram essas também tem que lavar suas mãos.
Sintomas complemento da gripe
Os sinais são semelhantes aos da gripe comum, porém, mais agudos e incluem febre acima de 38°, moleza, falta de apetite e tosse. Coriza clara, garganta seca, náusea, vômito e diarréia também podem acontecer; assim como, dores de cabeça, irritação nos olhos e dor muscular e articular.
Fazer o diagnóstico
Só se consegue a certeza isolando-se o vírus influenza tipo A, analisando amostras respiratórias dos pacientes, nos primeiros 4 a 5 dias ou até 10 dias em crianças.
Gripe Suína no Brasil
Foi anunciado pelo ministro da Saúde, José Gomes, confirmou nesta noite, quarta-feira (7) que existem 4 casos da gripe suína no Brasil. São os primeiros registros da gripe no país. Os quatro brasileiros com a gripe são jovens adultos, que teriam contraído a doença no exterior. Duas pessoas são de São Paulo, um no Rio de Janeiro e outro em Minas Gerais. Três casos são de pessoas que estiveram no México; e outro esteve recentemente nos Estados Unidos. Sobre o uso de máscaras após a confirmação dos casos no Brasil, o ministro comentou que não existe a necessidade, pois o vírus não está circulando. Nem todos que usam máscaras na rua, estão tentando se prevenir do vírus, mas pode ter realizado alguma cirurgia delicada, como um transplante ou fazem tratamentos que abaixam sua imunidade.
O Brasil está preparado para tratar até 12,5 mil pacientes, e pode produzir medicamentos para o tratamento de até 9 milhões caso exista a necessidade.
Vacina da Gripe Suína A - A cepa foi entregue neste sábado dia 16/05 a cepa do vírus H1N1 à Organização Mundial da Saúde (OMS) e também os dados estatísticos e clínicos: como o vírus age no organismo dos pacientes; os primeiros sintomas; as internações; os óbitos e locais onde os casos foram registrados;
Até hoje, a vacina contra gripe suína só existe para os porcos e com o vírus sem mutação. Não há comprovação de que as vacinas atuais de gripe ofereçam proteção contra a gripe suína. Pela evolução do risco, acredita-se que em 4 ou 5 meses uma vacina específica será elaborada.
Tratamento da Gripe Suína - Algumas drogas antivirais estão sendo usadas na prevenção e tratamento da doença, tentando impedir a replicação do vírus dentro do corpo humano. O resultado é a diminuição da agressividade da infecção com a terapia. Para maior eficácia, é necessário começar sua utilização nos dois primeiros dias de sintomas. Por outro lado, o uso indiscriminado desses remédios pode induzir a mais mutações e a efeitos colaterais com riscos desnecessários.
Esses dados e as cepas do vírus vão auxiliar na criação de uma vacina, que posteriormente vai estar disponível a todos os países. A OMS desenvolvendo essa vacina contra gripe suína, posteriormente a disponibilizará a todos os países.
Agosto de 2009 - Últimas Recomendações do Ministro da Saúde, ao iniciar as aulas nesse segundo semestre, caso seu filho ou o estudante estiver com sintomas de gripe, a princípio não deve ir á escola, como medida preventiva. Mas sempre procure orientação médica, pois só assim terá um diagnóstico correto.
Para conter essa contaminação, evite lugar com muitas pessoas e fechados higienize sempre as mãos, caso esteja gripado evite ficar saindo de casa, use máscara para ir ao médico ou posto de saúde para saber se é uma gripe comum ou a do vírus da gripe suína.
Gripe - Vacina e Prevenção
Um adulto infectado pode transmitir o vírus, desde o dia anterior ao aparecimento dos sintomas até 7 dias após a instalação da gripe.
Vacina da Gripe
O vírus da gripe sofre mutação, então a vacina é feita anualmente, quem deve vacinar:
* Idosos a partir dos 60 anos
* Cardiopatas
* Indivíduos com problemas pulmonares
* Diabéticos
* Indivíduos com AIDS
* Renais Crônicos
* Gestantes a partir do 3º mês
* Profissionais de saúde
* Contatastes com indivíduos de risco, para que estes não sejam transmissores da doença para seus familiares.
Diferença entre gripe e resfriado
Os vírus do resfriado (vírus sincicial /respiratório, o para influenza, o rinovírus, o adenovírus), os sintomas dos dois são parecidos, o resfriado localiza normalmente no trato respiratório superior (nariz e garganta), sendo mais brandos e de curta duração. Sendo assim a vacina da gripe não protege contra resfriados.
Gripe ou Resfriado
Como evitar os vírus da Gripe
* Evitar o máximo o contato com pessoas já infectadas;
* tampar a boca e nariz quando sentir vontade de tossir ou espirrar;
* lavar as mãos com freqüência, proporcionará desinfecção
* Não ficar colocando as mãos nos olhos, nariz ou boca sem tê-las lavado antes;
* evitar lugares com aglomeração de pessoas, quando infectado, a fim de evitar transmitir a doença;
* evite fazer esforços ou práticas esportivas exageradas, para não diminuir a resistência do sistema imunológico;
* Tomar bastante líquido, para ficar sempre hidratado.
Tia Eugênia:
Educadora, Mãe, Avó, Gestora, cheia de atributos, sem precisar falar de sua vasta qualificação profissional.
A experiencia viva em educação
quinta-feira, 11 de junho de 2009
Amar e Amar
AMAR É...
...fazer um apanhado de citações sobre este sentimento que nos enlouquece, enaltece e nos faz delirar: o amor. (Albertino Fernandes)
"Quando fala o amor, a voz de todos os deuses deixa o céu embriagado de harmonia." (William Shakespeare)
--------------------------------------------------------------------------------
CITAÇÕES AMOROSAS
“A mulher é igual à sombra: se correis atrás dela, foge-vos; se fugis dela, corre atrás de vós!” (Alphonse Lamartine)
"Quanto mais vazio está o coração, mais pesado ele é." (Amiel-Lapeyre)
“A obediência a realidade significa uma debilidade no amor" (Anais Nin)
"O amor não consiste em olhar um para o outro, mas sim em olhar juntos para a mesma direção." (Antoine de Saint-Exupéry)
“Se amamos choramos muito, odiando jamais sorriremos.” (Antônio David)
"As paixões fazem menos mal que o tédio, pois elas tendem a diminuir e ele a aumentar." (Barbey D'aurevilly)
"Temer o amor é temer a vida e os que temem a vida já estão meio mortos." (Bertrand Russell)
"O amor é grande e cabe nesta janela sobre o mar. O mar é grande e cabe na cama e no colchão de amar. O amor é grande e cabe no breve espaço de beijar." (Carlos Drummond de Andrade)
"Ah! o amor ... que nasce não sei onde, vem não sei como e dói não sei porque..." (Carlos Drummond de Andrade)
"Entre as diversas formas de mendicância , a mais humilhante é a do amor implorado." (Carlos Drummond de Andrade)
"Existem muitos motivos para não se amar uma pessoa, mas apenas um para amá-la." (Carlos Drummond de Andrade)
“Mentiras sinceras me interessam.” (Cazuza)
“Os olhos já não podem ver coisas que só o coração pode entender. Fundamental é mesmo o amor. É impossível ser feliz sozinho.” (Vinicius de Moraes)
“O amor é um crime que não se pode realizar sem cúmplice.” (Charles Baudelaire)
"A verdadeira revolução é guiada por um grande sentimento de amor." (Che Guevara)
"Quem domina suas paixões é escravo da razão." (Cyril Connolly)
“Amor é um sentimento absurdo e magnífico, entre o mal profundo e o bem supremo.” (Denis de Rougemont)
"O maior poder de sedução é o silêncio. Ponha suas intenções à vista, mas não fale."(Doryval Caime)
“Enamorar não é amar. Pode se enamorar e odiar.” (Dostoievski.)
"Nos ciúmes existe mais amor-próprio do que verdadeiro amor." (Duque de La Rochefoucauld)
“A ausência diminui as pequenas paixões e aumenta as grandes, da mesma forma como o vento apaga as velas e atiça as fogueiras.” (Duque François de La Rochefoucault)
"No fundo de cada alma há tesouros escondidos que somente o amor permite descobrir" (E.Rod)
“Não há segurança no amor. Sempre arriscamos a vida.” (Elizabeth Von Armins)
“Quem se apaixonou por si ao menos tem uma vantagem:não encontrará rival.” (G. Lichetenberg)
"Não há diferença entre um sábio e um tolo quando estão apaixonados" (George Bernard Shaw)
"O amor nada dá senão de si próprio e nada recebe senão de si próprio. O amor não possui e não se deixa possuir, pois o amor basta-se a si mesmo." (Gibran Kahlil Gibran)
"É preciso sofrer depois de ter sofrido, e amar, e mais amar, depois de ter amado" (Guimarães Rosa)
"O amor...! grandes palavras antes, palavrinhas durante, palavrões depois." (Henry Becque)
"Paciência é amor. Pois como se poderia amar alguém sem ela?" (Jane Howar)
"O amor pode fazer um cão ladrar em versos." (John Fletcher)
"Como são sábios aqueles que se entregam às loucuras do amor!" (Joshua Cooke)
“O perigo está em chegar a persuadir-se de que as suas convicções eram sonhos, em perder o amor às utopias.” (Júlio Diniz)
“Amar a humanidade é fácil, o difícil é amar seres humanos.” (Kalman Schulman)
“A felicidade não é uma estação onde chegamos, mas uma maneira de viajar.” (Margareth Rinbeuk).
“A mais bela ponte construída no planeta é a distância entre um olhar e outro.” (Mario Prata)
“Não me leve a sério, prefiro ser levado pra casa.” (Mario Prata)
"Só em linguagem amorosa agrada a mesma coisa, cem mil vezes dita" (Mário Quintana)
"Amar alguém é ser o único a ver um milagre invisível aos outros." (Mauriac)
“Em uma relação amorosa, nenhum dos dois deve sentir que, para torná-la viável, abre mão de parte essencial de si.” (May Sarton)
“Amamos o desejo, não o desejado.” (Nietzche)
“O primeiro beijo dá-se com os olhos.” (O.K.Bernhardt)
"A poesia verdadeira, a melhor, não passa de cinzas de uma paixão que se consumiu." (Oliver Wendell Holmes)
"Onde estás? Nas nuvens ou na insensatez? Me beije só mais uma vez, depois volte pra lá" (Paulinho Pedra Azul)
“Existe uma necessidade absoluta de se sentir desejado e neste círculo do desejo é muito raro que dois desejos se encontrem e se correspondam, o que é uma das grandes tragédias do ser humano.” (Pedro Almovadar.).
"A razão e o amor são eternos inimigos." (Pierre Corneille.)
"O ódio não é real, é a ausência do amor" (Raul Seixas)
"Só há amor quando não existe nenhuma autoridade." (Raul Seixas)
"Quando se aprende a amar o mundo passa a ser seu..." (Renato Russo)
"A beleza da vida reside na variedade. Mesmo o mais terno amor pede para ser renovado com intermédios de ausência." (Samuel Johnson).
“ Um homem sem paixões está tão perto da estupidez que só lhe falta abrir a boca para cair nela.” (Sêneca)
"Há pessoas que só amam os animais porque são incapazes de amar seus semelhantes." (Sigfried Undest)
“Precisamos amar para não adoecer.” (Sigmund Freud)
"Sendo o amor uma alegria acompanhada da idéia de uma causa exterior e o ódio uma tristeza acompanhada igualmente da idéia de uma causa exterior, essa alegria e essa tristeza serão, por conseqüência, espécies de amor e ódio." (Spinozza)
"O amor é uma flor delicada, mas é preciso ter a coragem de ir colhê-la à beira de um precipício." (Sthendal)
"Em amor, possuir é nada; desejar é tudo." (Stendhal)
"Ninguém vale nada enquanto não foi amado." (Teness Williams)
"Amar, porque nada melhor para a saúde que um amor correspondido." (Vinícius de Moraes)
“Paixão é uma infinidade de ilusões que serve de analgésico para a alma. As paixões são como ventanias que enfurnam as velas dos navios, fazendo-os navegar; outras vezes podem fazê-los naufragar, mas se não fossem elas, não haveriam viagens nem aventuras nem novas descobertas.” (Voltaire)
"O amor é o nosso estado natural quando não optamos pela dor, pelo medo ou pela culpa." (W Harman e H Rheingold)
“As pessoas que controlam o desejo só conseguem fazer isso porque o seu desejo é tão fraco que pode ser controlado.” (William Blake)
"Antipatias violentas são sempre suspeitas e revelam uma afinidade secreta." (William Hazlitt)
"Lutar pelo amor é bom, mas alcançá-lo sem luta é melhor." (William Shakespeare)
"O amor sendo cego, os enamorados não podem ver as loucuras que cometem." (William Shakespeare)
“O amor acrescenta uma preciosa visão aos olhos.” (William Shakespeare.)
"Para fazer uma obra de arte não basta ter talento, não basta ter força, é preciso também viver um grande amor".(Wolfgang Amadeus Mozart)
“Espalhei meus sonhos aos seus pés. Caminhe devagar, pois você estará pisando neles.” (Yeats)
"Amar é: ficar escondido no matinho só esperando você passar." (Albert Fer)
"Ha o amor ... que nasce não sei onde, vem não sei como e dói não sei porque..."(Carlos Drummond de Andrade)
"Amar alguém é ser o único a ver um milagre invisível aos outros." (Mauriac)
"Onde estás? Nas nuvens ou na insensatez? Me beije só mais uma vez, depois volte pra lá" (Paulinho Pedra Azul)
"Entre o mundo e você eu preferia você, porque sem você o mundo pra mim não tinha sentido de viver." (Filé Bru®)
"Tenho medo do amor, pois ele envolve coisas que estão além da minha compreensão....Sua luz é imensa, mas a sua sombra me assusta" (Núbia Cristina 18-08-1999)
"Quando precisar de silêncio para pensar em alguém, lembre-se que neste mesmo silêncio alguém pensa em você." (Teresa Carvalho 16-08-1999)
...fazer um apanhado de citações sobre este sentimento que nos enlouquece, enaltece e nos faz delirar: o amor. (Albertino Fernandes)
"Quando fala o amor, a voz de todos os deuses deixa o céu embriagado de harmonia." (William Shakespeare)
--------------------------------------------------------------------------------
CITAÇÕES AMOROSAS
“A mulher é igual à sombra: se correis atrás dela, foge-vos; se fugis dela, corre atrás de vós!” (Alphonse Lamartine)
"Quanto mais vazio está o coração, mais pesado ele é." (Amiel-Lapeyre)
“A obediência a realidade significa uma debilidade no amor" (Anais Nin)
"O amor não consiste em olhar um para o outro, mas sim em olhar juntos para a mesma direção." (Antoine de Saint-Exupéry)
“Se amamos choramos muito, odiando jamais sorriremos.” (Antônio David)
"As paixões fazem menos mal que o tédio, pois elas tendem a diminuir e ele a aumentar." (Barbey D'aurevilly)
"Temer o amor é temer a vida e os que temem a vida já estão meio mortos." (Bertrand Russell)
"O amor é grande e cabe nesta janela sobre o mar. O mar é grande e cabe na cama e no colchão de amar. O amor é grande e cabe no breve espaço de beijar." (Carlos Drummond de Andrade)
"Ah! o amor ... que nasce não sei onde, vem não sei como e dói não sei porque..." (Carlos Drummond de Andrade)
"Entre as diversas formas de mendicância , a mais humilhante é a do amor implorado." (Carlos Drummond de Andrade)
"Existem muitos motivos para não se amar uma pessoa, mas apenas um para amá-la." (Carlos Drummond de Andrade)
“Mentiras sinceras me interessam.” (Cazuza)
“Os olhos já não podem ver coisas que só o coração pode entender. Fundamental é mesmo o amor. É impossível ser feliz sozinho.” (Vinicius de Moraes)
“O amor é um crime que não se pode realizar sem cúmplice.” (Charles Baudelaire)
"A verdadeira revolução é guiada por um grande sentimento de amor." (Che Guevara)
"Quem domina suas paixões é escravo da razão." (Cyril Connolly)
“Amor é um sentimento absurdo e magnífico, entre o mal profundo e o bem supremo.” (Denis de Rougemont)
"O maior poder de sedução é o silêncio. Ponha suas intenções à vista, mas não fale."(Doryval Caime)
“Enamorar não é amar. Pode se enamorar e odiar.” (Dostoievski.)
"Nos ciúmes existe mais amor-próprio do que verdadeiro amor." (Duque de La Rochefoucauld)
“A ausência diminui as pequenas paixões e aumenta as grandes, da mesma forma como o vento apaga as velas e atiça as fogueiras.” (Duque François de La Rochefoucault)
"No fundo de cada alma há tesouros escondidos que somente o amor permite descobrir" (E.Rod)
“Não há segurança no amor. Sempre arriscamos a vida.” (Elizabeth Von Armins)
“Quem se apaixonou por si ao menos tem uma vantagem:não encontrará rival.” (G. Lichetenberg)
"Não há diferença entre um sábio e um tolo quando estão apaixonados" (George Bernard Shaw)
"O amor nada dá senão de si próprio e nada recebe senão de si próprio. O amor não possui e não se deixa possuir, pois o amor basta-se a si mesmo." (Gibran Kahlil Gibran)
"É preciso sofrer depois de ter sofrido, e amar, e mais amar, depois de ter amado" (Guimarães Rosa)
"O amor...! grandes palavras antes, palavrinhas durante, palavrões depois." (Henry Becque)
"Paciência é amor. Pois como se poderia amar alguém sem ela?" (Jane Howar)
"O amor pode fazer um cão ladrar em versos." (John Fletcher)
"Como são sábios aqueles que se entregam às loucuras do amor!" (Joshua Cooke)
“O perigo está em chegar a persuadir-se de que as suas convicções eram sonhos, em perder o amor às utopias.” (Júlio Diniz)
“Amar a humanidade é fácil, o difícil é amar seres humanos.” (Kalman Schulman)
“A felicidade não é uma estação onde chegamos, mas uma maneira de viajar.” (Margareth Rinbeuk).
“A mais bela ponte construída no planeta é a distância entre um olhar e outro.” (Mario Prata)
“Não me leve a sério, prefiro ser levado pra casa.” (Mario Prata)
"Só em linguagem amorosa agrada a mesma coisa, cem mil vezes dita" (Mário Quintana)
"Amar alguém é ser o único a ver um milagre invisível aos outros." (Mauriac)
“Em uma relação amorosa, nenhum dos dois deve sentir que, para torná-la viável, abre mão de parte essencial de si.” (May Sarton)
“Amamos o desejo, não o desejado.” (Nietzche)
“O primeiro beijo dá-se com os olhos.” (O.K.Bernhardt)
"A poesia verdadeira, a melhor, não passa de cinzas de uma paixão que se consumiu." (Oliver Wendell Holmes)
"Onde estás? Nas nuvens ou na insensatez? Me beije só mais uma vez, depois volte pra lá" (Paulinho Pedra Azul)
“Existe uma necessidade absoluta de se sentir desejado e neste círculo do desejo é muito raro que dois desejos se encontrem e se correspondam, o que é uma das grandes tragédias do ser humano.” (Pedro Almovadar.).
"A razão e o amor são eternos inimigos." (Pierre Corneille.)
"O ódio não é real, é a ausência do amor" (Raul Seixas)
"Só há amor quando não existe nenhuma autoridade." (Raul Seixas)
"Quando se aprende a amar o mundo passa a ser seu..." (Renato Russo)
"A beleza da vida reside na variedade. Mesmo o mais terno amor pede para ser renovado com intermédios de ausência." (Samuel Johnson).
“ Um homem sem paixões está tão perto da estupidez que só lhe falta abrir a boca para cair nela.” (Sêneca)
"Há pessoas que só amam os animais porque são incapazes de amar seus semelhantes." (Sigfried Undest)
“Precisamos amar para não adoecer.” (Sigmund Freud)
"Sendo o amor uma alegria acompanhada da idéia de uma causa exterior e o ódio uma tristeza acompanhada igualmente da idéia de uma causa exterior, essa alegria e essa tristeza serão, por conseqüência, espécies de amor e ódio." (Spinozza)
"O amor é uma flor delicada, mas é preciso ter a coragem de ir colhê-la à beira de um precipício." (Sthendal)
"Em amor, possuir é nada; desejar é tudo." (Stendhal)
"Ninguém vale nada enquanto não foi amado." (Teness Williams)
"Amar, porque nada melhor para a saúde que um amor correspondido." (Vinícius de Moraes)
“Paixão é uma infinidade de ilusões que serve de analgésico para a alma. As paixões são como ventanias que enfurnam as velas dos navios, fazendo-os navegar; outras vezes podem fazê-los naufragar, mas se não fossem elas, não haveriam viagens nem aventuras nem novas descobertas.” (Voltaire)
"O amor é o nosso estado natural quando não optamos pela dor, pelo medo ou pela culpa." (W Harman e H Rheingold)
“As pessoas que controlam o desejo só conseguem fazer isso porque o seu desejo é tão fraco que pode ser controlado.” (William Blake)
"Antipatias violentas são sempre suspeitas e revelam uma afinidade secreta." (William Hazlitt)
"Lutar pelo amor é bom, mas alcançá-lo sem luta é melhor." (William Shakespeare)
"O amor sendo cego, os enamorados não podem ver as loucuras que cometem." (William Shakespeare)
“O amor acrescenta uma preciosa visão aos olhos.” (William Shakespeare.)
"Para fazer uma obra de arte não basta ter talento, não basta ter força, é preciso também viver um grande amor".(Wolfgang Amadeus Mozart)
“Espalhei meus sonhos aos seus pés. Caminhe devagar, pois você estará pisando neles.” (Yeats)
"Amar é: ficar escondido no matinho só esperando você passar." (Albert Fer)
"Ha o amor ... que nasce não sei onde, vem não sei como e dói não sei porque..."(Carlos Drummond de Andrade)
"Amar alguém é ser o único a ver um milagre invisível aos outros." (Mauriac)
"Onde estás? Nas nuvens ou na insensatez? Me beije só mais uma vez, depois volte pra lá" (Paulinho Pedra Azul)
"Entre o mundo e você eu preferia você, porque sem você o mundo pra mim não tinha sentido de viver." (Filé Bru®)
"Tenho medo do amor, pois ele envolve coisas que estão além da minha compreensão....Sua luz é imensa, mas a sua sombra me assusta" (Núbia Cristina 18-08-1999)
"Quando precisar de silêncio para pensar em alguém, lembre-se que neste mesmo silêncio alguém pensa em você." (Teresa Carvalho 16-08-1999)
Tia Eugênia:
Educadora, Mãe, Avó, Gestora, cheia de atributos, sem precisar falar de sua vasta qualificação profissional.
A experiencia viva em educação
Festas Juninas
História da Festa Junina e tradições
Origem da festa junina, história, tradições, festejos, comidas típicas, quermesses, dança da quadrilha, influência francesa, portuguesa, espanhola e chinesa, as festas no Nordeste, dia de Santo Antônio, São João e São Pedro, as simpatias de casamento e crendices populares, músicas típicas da época, os balões
Origem da Festa Junina
Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.
De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).
Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.
Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.
Festas Juninas no Nordeste
Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, na região Nordeste as festas ganham uma grande expressão. O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Como é uma região onde a seca é um problema grave, os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas raras na região, que servem para manter a agricultura.
Além de alegrar o povo da região, as festas representam um importante momento econômico, pois muitos turistas visitam cidades nordestinas para acompanhar os festejos. Hotéis, comércios e clubes aumentam os lucros e geram empregos nestas cidades. Embora a maioria dos visitantes seja de brasileiros, é cada vez mais comum encontrarmos turistas europeus, asiáticos e norte-americanos que chegam ao Brasil para acompanhar de perto estas festas.
Comidas típicas
Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos.
Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais.
Tradições
As tradições fazem parte das comemorações. O mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas. Os balões também compõem este cenário, embora cada vez mais raros em função das leis que proíbem esta prática, em função dos riscos de incêndio que representam.
No Nordeste, ainda é muito comum a formação dos grupos festeiros. Estes grupos ficam andando e cantando pelas ruas das cidades. Vão passando pelas casas, onde os moradores deixam nas janelas e portas uma grande quantidade de comidas e bebidas para serem degustadas pelos festeiros.
Já na região Sudeste são tradicionais a realização de quermesses. Estas festas populares são realizadas por igrejas, colégios, sindicatos e empresas. Possuem barraquinhas com comidas típicas e jogos para animar os visitantes. A dança da quadrilha, geralmente ocorre durante toda a quermesse.
Como Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro, são comuns as simpatias para mulheres solteiras que querem se casar. No dia 13 de junho, as igrejas católicas distribuem o “pãozinho de Santo Antônio”. Diz a tradição que o pão bento deve ser colocado junto aos outros mantimentos da casa, para que nunca ocorra a falta. As mulheres que querem se casar, diz a tradição, devem comer deste pão.
Origem da festa junina, história, tradições, festejos, comidas típicas, quermesses, dança da quadrilha, influência francesa, portuguesa, espanhola e chinesa, as festas no Nordeste, dia de Santo Antônio, São João e São Pedro, as simpatias de casamento e crendices populares, músicas típicas da época, os balões
Origem da Festa Junina
Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.
De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).
Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.
Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.
Festas Juninas no Nordeste
Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, na região Nordeste as festas ganham uma grande expressão. O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Como é uma região onde a seca é um problema grave, os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas raras na região, que servem para manter a agricultura.
Além de alegrar o povo da região, as festas representam um importante momento econômico, pois muitos turistas visitam cidades nordestinas para acompanhar os festejos. Hotéis, comércios e clubes aumentam os lucros e geram empregos nestas cidades. Embora a maioria dos visitantes seja de brasileiros, é cada vez mais comum encontrarmos turistas europeus, asiáticos e norte-americanos que chegam ao Brasil para acompanhar de perto estas festas.
Comidas típicas
Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos.
Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais.
Tradições
As tradições fazem parte das comemorações. O mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas. Os balões também compõem este cenário, embora cada vez mais raros em função das leis que proíbem esta prática, em função dos riscos de incêndio que representam.
No Nordeste, ainda é muito comum a formação dos grupos festeiros. Estes grupos ficam andando e cantando pelas ruas das cidades. Vão passando pelas casas, onde os moradores deixam nas janelas e portas uma grande quantidade de comidas e bebidas para serem degustadas pelos festeiros.
Já na região Sudeste são tradicionais a realização de quermesses. Estas festas populares são realizadas por igrejas, colégios, sindicatos e empresas. Possuem barraquinhas com comidas típicas e jogos para animar os visitantes. A dança da quadrilha, geralmente ocorre durante toda a quermesse.
Como Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro, são comuns as simpatias para mulheres solteiras que querem se casar. No dia 13 de junho, as igrejas católicas distribuem o “pãozinho de Santo Antônio”. Diz a tradição que o pão bento deve ser colocado junto aos outros mantimentos da casa, para que nunca ocorra a falta. As mulheres que querem se casar, diz a tradição, devem comer deste pão.
Tia Eugênia:
Educadora, Mãe, Avó, Gestora, cheia de atributos, sem precisar falar de sua vasta qualificação profissional.
A experiencia viva em educação
Dia dos namorados
Só por hoje ...
Hoje não dá pra dizer
O que dizemos nas brigas,
Nem dar atenção a intrigas
Que venham nos abater.
Hoje não dá pra falar
Dos defeitos que enxergamos,
Dos outros que nós amamos,
Nem podemos comparar.
Hoje provamos da paz,
Deixamos danos largados.
Ressentimento fugaz
Mandamos para outros lados.
Vivamos o que nos traz
O Dia dos Namorados
Hoje não dá pra dizer
O que dizemos nas brigas,
Nem dar atenção a intrigas
Que venham nos abater.
Hoje não dá pra falar
Dos defeitos que enxergamos,
Dos outros que nós amamos,
Nem podemos comparar.
Hoje provamos da paz,
Deixamos danos largados.
Ressentimento fugaz
Mandamos para outros lados.
Vivamos o que nos traz
O Dia dos Namorados
Tia Eugênia:
Educadora, Mãe, Avó, Gestora, cheia de atributos, sem precisar falar de sua vasta qualificação profissional.
A experiencia viva em educação
Amar é .....
A história do Dia de São Valentim remonta a um obscuro dia de jejum já tido em homenagem a São Valentim. A associação com o amor romântico chega depois do final da Idade Média, durante o qual o conceito de amor romântico foi formulado.
O dia é hoje muito associado com a troca mútua de recados de amor em forma de objetos simbólicos. Símbolos modernos incluem a silhueta de um coração e a figura de um Cupido com asas. Iniciada no século XIX, a prática de recados manuscritos deu lugar à troca de cartões de felicitação produzidos em massa. Estima-se que, mundo afora, aproximadamente um bilhão de cartões com mensagens românticas são mandados a cada ano, tornando esse dia um dos mais lucrativos do ano. Também se estima que as mulheres comprem aproximadamente 85% de todos os presentes no Brasil.
São Valentim
Durante o governo do imperador Cláudio II, este proibiu a realização de casamentos em seu reino, com o objetivo de formar um grande e poderoso exército. Cláudio acreditava que os jovens se não tivessem família, se alistariam com maior facilidade. No entanto, um bispo romano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. Seu nome era Valentim e as cerimônias eram realizadas em segredo. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens davam flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Entre as pessoas que deram mensagens ao bispo estava uma jovem cega: Assíria filha do carcereiro a qual conseguiu a permissão do pai para visitar Valentim. Os dois acabaram-se apaixonando e ela milagrosamente recuperou a visão. O bispo chegou a escrever uma carta de amor para a jovem com a seguinte assinatura: "De seu Valentim", expressão ainda hoje utilizada. Valentim foi decapitado em 14 de Fevereiro de 270 d.C.
Data no Brasil
No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de Junho por ser véspera do 13 de Junho, Dia de Santo António, santo português com tradição de casamenteiro, provavelmente devido suas pregações a respeito da importância da união familiar que era combatida pela heresia da época chamada Catarismo. O casamento - em queda na Idade Média - gerava filhos que a seita cátara condenava pois para esta o mundo era intrinsicamente mau pois, ao invés de ter sido criado por um Deus bom, teria sido criado por um Deus mau.
A data provavelmente surgiu no comércio paulista e depois foi assumida por todo o comércio brasileiro para reproduzir o mesmo efeito do Dia de São Valentim, equivalente nos países do hemisfério norte, para incentivar a troca de presentes entre os apaixonados.
Feliz dia dos Namorados
O dia é hoje muito associado com a troca mútua de recados de amor em forma de objetos simbólicos. Símbolos modernos incluem a silhueta de um coração e a figura de um Cupido com asas. Iniciada no século XIX, a prática de recados manuscritos deu lugar à troca de cartões de felicitação produzidos em massa. Estima-se que, mundo afora, aproximadamente um bilhão de cartões com mensagens românticas são mandados a cada ano, tornando esse dia um dos mais lucrativos do ano. Também se estima que as mulheres comprem aproximadamente 85% de todos os presentes no Brasil.
São Valentim
Durante o governo do imperador Cláudio II, este proibiu a realização de casamentos em seu reino, com o objetivo de formar um grande e poderoso exército. Cláudio acreditava que os jovens se não tivessem família, se alistariam com maior facilidade. No entanto, um bispo romano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. Seu nome era Valentim e as cerimônias eram realizadas em segredo. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens davam flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Entre as pessoas que deram mensagens ao bispo estava uma jovem cega: Assíria filha do carcereiro a qual conseguiu a permissão do pai para visitar Valentim. Os dois acabaram-se apaixonando e ela milagrosamente recuperou a visão. O bispo chegou a escrever uma carta de amor para a jovem com a seguinte assinatura: "De seu Valentim", expressão ainda hoje utilizada. Valentim foi decapitado em 14 de Fevereiro de 270 d.C.
Data no Brasil
No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de Junho por ser véspera do 13 de Junho, Dia de Santo António, santo português com tradição de casamenteiro, provavelmente devido suas pregações a respeito da importância da união familiar que era combatida pela heresia da época chamada Catarismo. O casamento - em queda na Idade Média - gerava filhos que a seita cátara condenava pois para esta o mundo era intrinsicamente mau pois, ao invés de ter sido criado por um Deus bom, teria sido criado por um Deus mau.
A data provavelmente surgiu no comércio paulista e depois foi assumida por todo o comércio brasileiro para reproduzir o mesmo efeito do Dia de São Valentim, equivalente nos países do hemisfério norte, para incentivar a troca de presentes entre os apaixonados.
Feliz dia dos Namorados
Tia Eugênia:
Educadora, Mãe, Avó, Gestora, cheia de atributos, sem precisar falar de sua vasta qualificação profissional.
A experiencia viva em educação
domingo, 31 de maio de 2009
50 anos da morte de Villa Lobos
Os 50 anos da morte de Heitor Villa-Lobos serão lembrados com uma homenagem ao compositor durante a 40ª edição do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, marcada para o período de 4 a 26 de julho. Vários artistas tocarão obras do compositor brasileiro ao longo da programação.
Músicos franceses virão ao país para tocar em Campos, como parte da celebração do Ano da França no Brasil, anunciaram ontem os organizadores, durante entrevista coletiva na Secretaria de Estado da Cultura, em São Paulo. Entre os destaques nacionais do elenco estão Nelson Freire e Antonio Meneses.
"O orçamento do festival é de R$ 5 milhões, equivalente ao de 2008", disse à imprensa, na coletiva, João Sayad, secretário estadual da Cultura.
Músicos franceses virão ao país para tocar em Campos, como parte da celebração do Ano da França no Brasil, anunciaram ontem os organizadores, durante entrevista coletiva na Secretaria de Estado da Cultura, em São Paulo. Entre os destaques nacionais do elenco estão Nelson Freire e Antonio Meneses.
"O orçamento do festival é de R$ 5 milhões, equivalente ao de 2008", disse à imprensa, na coletiva, João Sayad, secretário estadual da Cultura.
Tia Eugênia:
Educadora, Mãe, Avó, Gestora, cheia de atributos, sem precisar falar de sua vasta qualificação profissional.
A experiencia viva em educação
Reciclagem
A quantidade lixo produzida diariamente por um ser humano é de aproximadamente 5 kg. Somando-se toda produção mundial, os números são assustadores.
Uma garrafa plástica ou de vidro pode levar 1 milhão de anos para decompor-se e reintegrar-se ao meio ambiente. Uma lata de alumínio, de 80 a 100 anos. A cada tonelada de papel produzida, 12 árvores são abatidas. Porém, todo esse material pode ser reaproveitado, transformando-se em novos produtos ou matéria-prima, sem perder suas propriedades.
Por que não reciclar, então?
Separando todo lixo produzido em residências, estaremos evitando a poluição e impedindo que a sucata se misture aos restos de alimentos, facilitando assim seu reaproveitamento pelas indústrias. Depois de separado, o lixo deve ser colocado nos containers especiais ou encaminhado à coleta seletiva que o encaminhará as Usinas de Reciclagem. Os detritos despejados em terrenos baldios acabam prejudicando o meio ambiente e gerando graves problemas para a saúde.
Entre você também nessa luta pela qualidade do nosso futuro.
Uma garrafa plástica ou de vidro pode levar 1 milhão de anos para decompor-se e reintegrar-se ao meio ambiente. Uma lata de alumínio, de 80 a 100 anos. A cada tonelada de papel produzida, 12 árvores são abatidas. Porém, todo esse material pode ser reaproveitado, transformando-se em novos produtos ou matéria-prima, sem perder suas propriedades.
Por que não reciclar, então?
Separando todo lixo produzido em residências, estaremos evitando a poluição e impedindo que a sucata se misture aos restos de alimentos, facilitando assim seu reaproveitamento pelas indústrias. Depois de separado, o lixo deve ser colocado nos containers especiais ou encaminhado à coleta seletiva que o encaminhará as Usinas de Reciclagem. Os detritos despejados em terrenos baldios acabam prejudicando o meio ambiente e gerando graves problemas para a saúde.
Entre você também nessa luta pela qualidade do nosso futuro.
Tia Eugênia:
Educadora, Mãe, Avó, Gestora, cheia de atributos, sem precisar falar de sua vasta qualificação profissional.
A experiencia viva em educação
Preserve o meio ambiente
Preservação- O seu papel
Eis algumas coisas que você pode fazer para realmente evitar danos ao meio ambiente:
Não jogue óleos lubrificantes na sua rede de esgoto
Não fique tentado a trocar você mesmo o óleo do motor de seu carro e jogar o óleo velho no ralo. Este óleo vai chegar com certeza a um rio e em segunda instância, ao mar, podendo causar muitos danos. Entre eles a morte de plânctons, mariscos, mamíferos e aves marinhas.
Os postos de gasolina encaminham periodicamente os resíduos provenientes das trocas de óleo de volta às refinarias, onde são processados em outros produtos (graxa, por exemplo). Se você trocar seu óleo em casa, guarde o óleo velho e o entregue num posto de gasolina.
Estima-se que 90% do óleo que polui os mares tem origem no continente (restos industriais e municipais), contribuindo os navios para os outros 10%, sendo que destes a maior parte vem da lavagem dos tanques e liberação de lastros de óleo e não de acidentes com vazamentos, como se poderia supor. Na realidade os grandes vazamentos de óleo, embora catastróficos, no total respondem por uma quantidade muito pequena da poluição marítima por óleo.
Evite jogar materiais não degradáveis (plásticos ou outros) no ambiente.
Certifique-se de que o lixo que você está depositando será devidamente encaminhado. Se não houver um programa de coleta no local onde você estiver (um camping numa região afastada, por exemplo), provavelmente o lixo será enterrado ou incinerado em condições desfavoráveis. Nesse caso, o melhor a ser feito é guardar todo o lixo não biodegradável (plásticos, vidros) e no caminho de volta deixá-lo em uma cidade.
O plástico tem uma alta durabilidade e embora não ofereça perigo químico por produtos de sua degradação, constitui um grande problema no sentido de ser confundido com alimento pelos animais marinhos. Com frequência mamíferos e aves marinhos, além de tartarugas, alimentam-se com pedaços de material plástico (sacolas) e não raro morrem em decorrência disso.
Outro problema envolvendo material plástico é o causado por redes de pesca velhas que são descartadas no mar, que oferecem perigo para mamíferos marinhos que ficam presos nessas redes até a morte.
Uma curiosa exceção: na cidade de Mongaguá (SP) há uns 12 anos mais ou menos, foi realizado um projeto para favorecer a procriação de peixes na região próxima ao píer, frequentado por pescadores. Tal projeto envolvia nada menos do que o lançamento dentro da água de vários fardos de pneus velhos amarrados uns aos outros, formando ninhos para os peixes.
Outros produtos nocivos à vida marinha:
Detergentes com fosfatos
Fertilizantes
Cloro
Evite comprar produtos cuja produção esteja ligada à extração não renovada
Evite comprar móveis feitos com madeiras de lei (mogno, por exemplo), a não ser que se tenha certeza que a matéria-prima foi proveniente de áreas de extração controlada e renovada.
Não compre em hipótese alguma espécimes silvestres, vegetais ou animais, pois não há nenhum tipo de controle sobre esse tipo de extração. Vale lembrar que a posse de espécimes silvestres atualmente é considerada crime inafiançável.
Não contribua diretamente para o desmatamento
Se possuir uma propriedade com mata original, preserve-a ao máximo, especialmente em se tratando de matas ciliares (nas margens de cursos e reservatórios de água).
Queimadas, evidentemente, são intensamente destrutivas no sentido de que eliminam a cobertura vegetal original, cujas folhas caducas constituem uma importante fonte de matéria orgânica para o solo. Assim sendo, o que estraga o solo não é a ação direta do calor, e sim a eliminação da fonte de matéria orgânica.
Há diversos motivos para não se acender uma fogueira, mas é bom saber que elas não "matam" o solo, uma espécie de crendice entre algumas pessoas. Na realidade em locais onde foram acesas fogueiras anteriormente o que se vê é um solo totalmete recuperado, indistinguível do restante da área. Caso a fogueira seja imprescindível deve-se tomar cuidado para que o fogo não se alastre, mantendo uma fogueira de pequenas dimensões, facilmente controlável. Lembrar-se também de sempre apagar a fogueira completamente após seu uso.
Economia dos recursos naturais
Um dos grandes problemas atuais é a administração das fontes de água e energia (eletricidade, combustíveis), e tudo o que se fizer no sentido de economizá-las é efetivamente uma ação de preservação.
Eis algumas coisas que você pode fazer para realmente evitar danos ao meio ambiente:
Não jogue óleos lubrificantes na sua rede de esgoto
Não fique tentado a trocar você mesmo o óleo do motor de seu carro e jogar o óleo velho no ralo. Este óleo vai chegar com certeza a um rio e em segunda instância, ao mar, podendo causar muitos danos. Entre eles a morte de plânctons, mariscos, mamíferos e aves marinhas.
Os postos de gasolina encaminham periodicamente os resíduos provenientes das trocas de óleo de volta às refinarias, onde são processados em outros produtos (graxa, por exemplo). Se você trocar seu óleo em casa, guarde o óleo velho e o entregue num posto de gasolina.
Estima-se que 90% do óleo que polui os mares tem origem no continente (restos industriais e municipais), contribuindo os navios para os outros 10%, sendo que destes a maior parte vem da lavagem dos tanques e liberação de lastros de óleo e não de acidentes com vazamentos, como se poderia supor. Na realidade os grandes vazamentos de óleo, embora catastróficos, no total respondem por uma quantidade muito pequena da poluição marítima por óleo.
Evite jogar materiais não degradáveis (plásticos ou outros) no ambiente.
Certifique-se de que o lixo que você está depositando será devidamente encaminhado. Se não houver um programa de coleta no local onde você estiver (um camping numa região afastada, por exemplo), provavelmente o lixo será enterrado ou incinerado em condições desfavoráveis. Nesse caso, o melhor a ser feito é guardar todo o lixo não biodegradável (plásticos, vidros) e no caminho de volta deixá-lo em uma cidade.
O plástico tem uma alta durabilidade e embora não ofereça perigo químico por produtos de sua degradação, constitui um grande problema no sentido de ser confundido com alimento pelos animais marinhos. Com frequência mamíferos e aves marinhos, além de tartarugas, alimentam-se com pedaços de material plástico (sacolas) e não raro morrem em decorrência disso.
Outro problema envolvendo material plástico é o causado por redes de pesca velhas que são descartadas no mar, que oferecem perigo para mamíferos marinhos que ficam presos nessas redes até a morte.
Uma curiosa exceção: na cidade de Mongaguá (SP) há uns 12 anos mais ou menos, foi realizado um projeto para favorecer a procriação de peixes na região próxima ao píer, frequentado por pescadores. Tal projeto envolvia nada menos do que o lançamento dentro da água de vários fardos de pneus velhos amarrados uns aos outros, formando ninhos para os peixes.
Outros produtos nocivos à vida marinha:
Detergentes com fosfatos
Fertilizantes
Cloro
Evite comprar produtos cuja produção esteja ligada à extração não renovada
Evite comprar móveis feitos com madeiras de lei (mogno, por exemplo), a não ser que se tenha certeza que a matéria-prima foi proveniente de áreas de extração controlada e renovada.
Não compre em hipótese alguma espécimes silvestres, vegetais ou animais, pois não há nenhum tipo de controle sobre esse tipo de extração. Vale lembrar que a posse de espécimes silvestres atualmente é considerada crime inafiançável.
Não contribua diretamente para o desmatamento
Se possuir uma propriedade com mata original, preserve-a ao máximo, especialmente em se tratando de matas ciliares (nas margens de cursos e reservatórios de água).
Queimadas, evidentemente, são intensamente destrutivas no sentido de que eliminam a cobertura vegetal original, cujas folhas caducas constituem uma importante fonte de matéria orgânica para o solo. Assim sendo, o que estraga o solo não é a ação direta do calor, e sim a eliminação da fonte de matéria orgânica.
Há diversos motivos para não se acender uma fogueira, mas é bom saber que elas não "matam" o solo, uma espécie de crendice entre algumas pessoas. Na realidade em locais onde foram acesas fogueiras anteriormente o que se vê é um solo totalmete recuperado, indistinguível do restante da área. Caso a fogueira seja imprescindível deve-se tomar cuidado para que o fogo não se alastre, mantendo uma fogueira de pequenas dimensões, facilmente controlável. Lembrar-se também de sempre apagar a fogueira completamente após seu uso.
Economia dos recursos naturais
Um dos grandes problemas atuais é a administração das fontes de água e energia (eletricidade, combustíveis), e tudo o que se fizer no sentido de economizá-las é efetivamente uma ação de preservação.
Tia Eugênia:
Educadora, Mãe, Avó, Gestora, cheia de atributos, sem precisar falar de sua vasta qualificação profissional.
A experiencia viva em educação
quinta-feira, 30 de abril de 2009
Tia Eugênia:
Educadora, Mãe, Avó, Gestora, cheia de atributos, sem precisar falar de sua vasta qualificação profissional.
A experiencia viva em educação
Tia Eugênia:
Educadora, Mãe, Avó, Gestora, cheia de atributos, sem precisar falar de sua vasta qualificação profissional.
A experiencia viva em educação
domingo, 26 de abril de 2009
Tia Eugênia:
Educadora, Mãe, Avó, Gestora, cheia de atributos, sem precisar falar de sua vasta qualificação profissional.
A experiencia viva em educação
Amizade ...
Tia Eugênia:
Educadora, Mãe, Avó, Gestora, cheia de atributos, sem precisar falar de sua vasta qualificação profissional.
A experiencia viva em educação
Trem da vida
Tia Eugênia:
Educadora, Mãe, Avó, Gestora, cheia de atributos, sem precisar falar de sua vasta qualificação profissional.
A experiencia viva em educação
Educação no Brasil
Educação no Brasil
A situação da educação no Brasil apresentou melhorias significativas na última década do século XX: houve queda substancial da taxa de analfabetismo e, ao mesmo tempo, aumento regular da escolaridade média e da freqüência escolar (taxa de escolarização). No entanto, a situação da educação no Brasil ainda não é satisfatória, principalmente em algumas das cinco grandes regiões do país.
Veja nos gráficos que seguem as estatísticas educacionais produzidas pelo IBGE, mas antes, acompanhe no quadro abaixo a descrição sucinta do Sistema Educacional Brasileiro.
O Sistema Educacional Brasileiro
Educação infantil
Destinada a crianças de 0 a 6 anos de idade. Compreende creche e pré-escola;
Ensino fundamental (1º Grau)
Abrange a faixa etária de 7 a 14 anos e com duração de 8 anos. É obrigação do Estado garantir a universalidade da educação neste nível de ensino.
Ensino médio (2º Grau) e médio profissionalizante
Duração variável entre 3 e 4 anos;
Ensino superior
Compreende a graduação e a pós-graduação. Os cursos da graduação têm duração de 4 a 6 anos. Na pós-graduação, a duração varia de 2 a 4 anos, para os cursos de mestrado, e entre 4 a 6 anos, para o doutorado.
Além desses níveis, o sistema educacional atende aos alunos portadores de necessidades específicas, preferencialmente, na rede regular de ensino. Esse atendimento ocorre desde a educação infantil até os níveis mais elevados de ensino. Atende, também, ao jovem e ao adulto que não tenham seguido ou concluído a escolarização regular, na idade própria, através dos cursos e exames supletivos.
A situação da educação no Brasil apresentou melhorias significativas na última década do século XX: houve queda substancial da taxa de analfabetismo e, ao mesmo tempo, aumento regular da escolaridade média e da freqüência escolar (taxa de escolarização). No entanto, a situação da educação no Brasil ainda não é satisfatória, principalmente em algumas das cinco grandes regiões do país.
Veja nos gráficos que seguem as estatísticas educacionais produzidas pelo IBGE, mas antes, acompanhe no quadro abaixo a descrição sucinta do Sistema Educacional Brasileiro.
O Sistema Educacional Brasileiro
Educação infantil
Destinada a crianças de 0 a 6 anos de idade. Compreende creche e pré-escola;
Ensino fundamental (1º Grau)
Abrange a faixa etária de 7 a 14 anos e com duração de 8 anos. É obrigação do Estado garantir a universalidade da educação neste nível de ensino.
Ensino médio (2º Grau) e médio profissionalizante
Duração variável entre 3 e 4 anos;
Ensino superior
Compreende a graduação e a pós-graduação. Os cursos da graduação têm duração de 4 a 6 anos. Na pós-graduação, a duração varia de 2 a 4 anos, para os cursos de mestrado, e entre 4 a 6 anos, para o doutorado.
Além desses níveis, o sistema educacional atende aos alunos portadores de necessidades específicas, preferencialmente, na rede regular de ensino. Esse atendimento ocorre desde a educação infantil até os níveis mais elevados de ensino. Atende, também, ao jovem e ao adulto que não tenham seguido ou concluído a escolarização regular, na idade própria, através dos cursos e exames supletivos.
Tia Eugênia:
Educadora, Mãe, Avó, Gestora, cheia de atributos, sem precisar falar de sua vasta qualificação profissional.
A experiencia viva em educação
Por que ler é fundamental?
Por que ler é fundamental?
Carla Caruso
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação "A leitura da palavra é sempre precedida da leitura do mundo." Paulo Freire
Afinal por que se afirma que é tão importante ler? Para responder a essa questão, vamos lembrar que o texto - seja de que natureza for - está sempre pronto a ser compreendido, decifrado e interpretado. O processo da leitura exige um esforço que garante uma compreensão ampliado do mundo, de nós mesmos e da nossa relação com o mundo.
Na Roma antiga, o verbo "ler" - do latim legere - além de ler, também podia significar "colher", "recolher", "espiar", "reconhecer traços", "tomar", "roubar". Para os romanos, então, ler era muito mais do que simplesmente reconhecer as palavras e frases dos outdoors de uma avenida, dos índices de desempregos noticiados nos jornais, do discurso político de um candidato à presidência da República, de um poema ou de um conto, de um romance ou de um
filme.
Ler é compreender os discursos, mas também é completá-los, descobrindo o que neles não está claramente dito. Talvez "recolher" seja buscar as pistas que o texto tem, "espiar" seja distanciar-se um pouco e não de imediato aquilo que está sendo proposto, "tomar" e "roubar" talvez queira dizer estar prontos a captar, capturar, se apropriar daquilo que está escondido nas entrelinhas de um texto.
Um desfile de palavras vazias? É assim que a leitura se torna criativa e produtiva, pela descoberta dos sentidos do texto e a atribuição de outros. Do contrário, ela se torna apenas assistir a um desfile de letras, palavras e frases vazias, diante de olhos tão passivos, quanto sonolentos.
O mundo simbólico se amplia diariamente. A maior parte dos fenômenos, sejam de natureza política, econômica, social ou cultural, fazem parte de um registro contínuo do homem. Também a reinvenção da realidade por meio dos textos literários, que constroem uma nova linguagem, nos dá a dimensão das emoções, sentimentos, críticas e vivências do homem, na sua busca de sentido para a existência.
Nos contos, crônicas, romances, poemas, nos mais variados textos criados, há sempre um universo interior e exterior de pessoas que vivem ou viveram num determinado tempo e espaço. Ler os textos escritos e as diversas linguagens inerentes ao ser humano é ampliar o nosso próprio mundo simbólico, é desenvolver nossa capacidade de comunicar e criticar, enfim, é um ato contínuo de recriação e invenção. (Carla Caruso é escritora, pesquisadora e realiza projetos de capacitação de professores no Estado de São Paulo.)
Carla Caruso
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação "A leitura da palavra é sempre precedida da leitura do mundo." Paulo Freire
Afinal por que se afirma que é tão importante ler? Para responder a essa questão, vamos lembrar que o texto - seja de que natureza for - está sempre pronto a ser compreendido, decifrado e interpretado. O processo da leitura exige um esforço que garante uma compreensão ampliado do mundo, de nós mesmos e da nossa relação com o mundo.
Na Roma antiga, o verbo "ler" - do latim legere - além de ler, também podia significar "colher", "recolher", "espiar", "reconhecer traços", "tomar", "roubar". Para os romanos, então, ler era muito mais do que simplesmente reconhecer as palavras e frases dos outdoors de uma avenida, dos índices de desempregos noticiados nos jornais, do discurso político de um candidato à presidência da República, de um poema ou de um conto, de um romance ou de um
filme.
Ler é compreender os discursos, mas também é completá-los, descobrindo o que neles não está claramente dito. Talvez "recolher" seja buscar as pistas que o texto tem, "espiar" seja distanciar-se um pouco e não de imediato aquilo que está sendo proposto, "tomar" e "roubar" talvez queira dizer estar prontos a captar, capturar, se apropriar daquilo que está escondido nas entrelinhas de um texto.
Um desfile de palavras vazias? É assim que a leitura se torna criativa e produtiva, pela descoberta dos sentidos do texto e a atribuição de outros. Do contrário, ela se torna apenas assistir a um desfile de letras, palavras e frases vazias, diante de olhos tão passivos, quanto sonolentos.
O mundo simbólico se amplia diariamente. A maior parte dos fenômenos, sejam de natureza política, econômica, social ou cultural, fazem parte de um registro contínuo do homem. Também a reinvenção da realidade por meio dos textos literários, que constroem uma nova linguagem, nos dá a dimensão das emoções, sentimentos, críticas e vivências do homem, na sua busca de sentido para a existência.
Nos contos, crônicas, romances, poemas, nos mais variados textos criados, há sempre um universo interior e exterior de pessoas que vivem ou viveram num determinado tempo e espaço. Ler os textos escritos e as diversas linguagens inerentes ao ser humano é ampliar o nosso próprio mundo simbólico, é desenvolver nossa capacidade de comunicar e criticar, enfim, é um ato contínuo de recriação e invenção. (Carla Caruso é escritora, pesquisadora e realiza projetos de capacitação de professores no Estado de São Paulo.)
Tia Eugênia:
Educadora, Mãe, Avó, Gestora, cheia de atributos, sem precisar falar de sua vasta qualificação profissional.
A experiencia viva em educação
segunda-feira, 20 de abril de 2009
Indisciplina escolar, um grande problema da educação.
Uma das questões mais discutidas no âmbito escolar está ligada à indisciplina, essa constantemente gera muita polêmica, as causas são inúmeras e dificilmente se chega a uma conclusão.
Nesse sentido, o primeiro passo a ser traçado é a realização de uma análise no “embrião” do problema, ou seja, na origem da questão, é partir daí que se conhece os motivos que levam os indivíduos a comportar de forma indisciplinada.
Antes de julgar o comportamento de alguns é preciso verificar a realidade da escola, da família, o psicológico, o social, além de muitos outros.
As manifestações de indisciplina, muitas vezes, podem ser vistas como uma forma de se mostrar para o mundo, mostrar sua existência, em muitos casos o indivíduo tem somente a intenção de ser ouvido por alguém, então para muitos alunos indisciplinados a rebeldia é uma forma de expressão.
Muitas escolas não oferecem espaços adequados para a prática de esportes, para brincar ou correr nos intervalos. Diante disso, o espaço escolar fica limitado somente à sala de aula, como crianças e adolescentes detêm muita energia, a falta de locais para “gastar” essa energia conduz à indisciplina.
Outro aspecto de grande relevância é a família, problemas de diversas ordens podem acarretar na indisciplina escolar, talvez esse aluno conviva em um lar desestruturado onde os pais não se respeitam e assim reproduzem o que presencia em casa na escola.
Além disso, problemas psicológicos e sociais atingem diretamente o rendimento escolar, mais precisamente no fenômeno da indisciplina que se tornou, nos últimos anos, um dos principais problemas da educação no Brasil.
A indisciplina cresce constantemente, produto de uma sociedade na qual os valores humanos tais como o respeito, o amor, a compreensão, a fraternidade, a valorização da família e diversos outros foram ignorados.
Por Eduardo de Freitas
Equipe Brasil Escola
Nesse sentido, o primeiro passo a ser traçado é a realização de uma análise no “embrião” do problema, ou seja, na origem da questão, é partir daí que se conhece os motivos que levam os indivíduos a comportar de forma indisciplinada.
Antes de julgar o comportamento de alguns é preciso verificar a realidade da escola, da família, o psicológico, o social, além de muitos outros.
As manifestações de indisciplina, muitas vezes, podem ser vistas como uma forma de se mostrar para o mundo, mostrar sua existência, em muitos casos o indivíduo tem somente a intenção de ser ouvido por alguém, então para muitos alunos indisciplinados a rebeldia é uma forma de expressão.
Muitas escolas não oferecem espaços adequados para a prática de esportes, para brincar ou correr nos intervalos. Diante disso, o espaço escolar fica limitado somente à sala de aula, como crianças e adolescentes detêm muita energia, a falta de locais para “gastar” essa energia conduz à indisciplina.
Outro aspecto de grande relevância é a família, problemas de diversas ordens podem acarretar na indisciplina escolar, talvez esse aluno conviva em um lar desestruturado onde os pais não se respeitam e assim reproduzem o que presencia em casa na escola.
Além disso, problemas psicológicos e sociais atingem diretamente o rendimento escolar, mais precisamente no fenômeno da indisciplina que se tornou, nos últimos anos, um dos principais problemas da educação no Brasil.
A indisciplina cresce constantemente, produto de uma sociedade na qual os valores humanos tais como o respeito, o amor, a compreensão, a fraternidade, a valorização da família e diversos outros foram ignorados.
Por Eduardo de Freitas
Equipe Brasil Escola
Tia Eugênia:
Educadora, Mãe, Avó, Gestora, cheia de atributos, sem precisar falar de sua vasta qualificação profissional.
A experiencia viva em educação
Ser Criança
Ser Criança
Gilberto dos Reis
"Ser criança é acreditar que tudo é possível.
É ser inesquecivelmente feliz com muito pouco
É se tornar gigante diante de gigantescos pequenos obstáculos
Ser criança é fazer amigos antes mesmo de saber o nome deles.
É conseguir perdoar muito mais fácil do que brigar.
Ser criança é ter o dia mais feliz da vida, todos os dias.
Ser criança é o que a gente nunca deveria deixar de ser."
Gilberto dos Reis
"Ser criança é acreditar que tudo é possível.
É ser inesquecivelmente feliz com muito pouco
É se tornar gigante diante de gigantescos pequenos obstáculos
Ser criança é fazer amigos antes mesmo de saber o nome deles.
É conseguir perdoar muito mais fácil do que brigar.
Ser criança é ter o dia mais feliz da vida, todos os dias.
Ser criança é o que a gente nunca deveria deixar de ser."
Tia Eugênia:
Educadora, Mãe, Avó, Gestora, cheia de atributos, sem precisar falar de sua vasta qualificação profissional.
A experiencia viva em educação
domingo, 19 de abril de 2009
AO MESTRE COM CARINHO
Tia Eugênia:
Educadora, Mãe, Avó, Gestora, cheia de atributos, sem precisar falar de sua vasta qualificação profissional.
A experiencia viva em educação
Bem Vindo!
A opção de usar o formato de dicas, visa facilitar a vida de muitos profissionais que ainda não utilizam as tecnologias mais modernas.
Isso certamente aumentará o interesse dos novatos, e fara uma gradativa inserção dos mesmos nas novas técnologias.
Visitem sempre nosso Blog, e mantenha-se atualizado com minha pesquisa, compilada com resultados de mais de 20 anos de experiência na área
Isso certamente aumentará o interesse dos novatos, e fara uma gradativa inserção dos mesmos nas novas técnologias.
Visitem sempre nosso Blog, e mantenha-se atualizado com minha pesquisa, compilada com resultados de mais de 20 anos de experiência na área
Tia Eugênia:
Educadora, Mãe, Avó, Gestora, cheia de atributos, sem precisar falar de sua vasta qualificação profissional.
A experiencia viva em educação
Assinar:
Postagens (Atom)